Olá a todos! Meu nome é Lucas de Freitas, sou doutorando da linha 3, na área de Direito Internacional, e confesso ser a primeira vez que estou efetivamente escrevendo algo parecido com um blog na minha vida.

Apesar de ter trabalho com pesquisa empírica em meu mestrado, meus conhecimentos de programação são bastante limitados, e os de estatística básicos. Na dissertação fiz análise de documentos, baseada em análise de conteúdo, para examinar decisões do Mecanismo de Solução de Controvérsias do MERCOSUL, tentando identificar a concepção de desenvolvimento neles registrada. Eu usei, à época, o NVivo como software de QDA, e ainda procuro substituto à altura com preço acessível. Escrevi sobre a experiência com algumas colegas neste artigo: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/download/1436/1393/

Quem quiser ver um tutorial para conhecer sobre o NVivo, que estou citando aqui tão somente pra testar a ferramenta de embed, há esse vídeo no Youtube:

Espero, com a disciplina, entender um pouco melhor as ferramentas de análise de dados, pois pretendo prosseguir com pesquisas empíricas no Doutorado.

Sobre a experiência de escrita deste post - simplesmente não aparece pra mim a Tag no menu principal, não sei se é por alguma limitação no meu perfil. Não localizei outros campos também - talvez na conversa de sexta seja possível esclarecer essas primeiras dúvidas. Boas expectativas, apesar da certeza que será um desafio pegar a linguagem.