Como teremos vários trabalhos em grupo ao longo do semestre, precisamos dividir a sala em grupos e, para isso, vamos fazer um exercício de análise dos dados obtidos com o questionário do perfil dos estudantes, que podem ser acessados por meio do seguinte Link de Edição, que conduz à página com as respostas do questionário.

Quando clica no link, ele abre a aba de Perguntas, que permite editar o formulário, mas o que nos interessa é a aba dos resultados, que é aberta quando se clica em "Respostas" (veja a seta verde na imagem abaixo).

A plataforma de formulários do Google permite a criação e a edição de questionários (por meio da aba "Perguntas") e o tratamento das respostas, que podem ser baixadas na forma de uma tabela, quando se clica no símbolo do google para as tabelas (veja a seta amarela na imagem anterior).

Questionários são instrumentos interessantes para obter dados que podemos analisar posteriormente. Neste caso, ele nos oferece alguns dados sobre os estudantes, que nos permitem pensar em critérios adequados para a divisão dos grupos.

Nós vamos utilizar esse instrumento algumas vezes na disciplina: não apenas para levantar dados sobre os estudantes, mas também para realizar algumas das atividades semanais (como o mapeamento das revistas relevantes, o esboço do projeto de pesquisa e a definição dos trabalhos finais).

Uma vez que os estudantes respondam os questionários, os resultados são consolidados e é possível abrir um google spreadsheet com esses resultad0s (clicando no símbolo de tabelas). Você pode analisar esses dados diretamente pelo Google, mas também pode fazer um download no formato que de tabela você achar mais conveniente (tipicamente o .xlsx do Excel ou o .csv).

Com base nesses dados, vocês podem propor diferentes configurações dos grupos, baseados em critérios que vocês acharem mais convenientes, como por exemplo:

  1. agrupamento de pessoas com interesses semelhantes;
  2. agrupamento de pessoas com disponibilidade semelhante de tempo, para evitar que o trabalho se concentre demasiadamente em alguns integrantes;
  3. agrupamento de pessoas com interesses diferentes e, por isso, complementares;
  4. agrupamento de pessoas com habilidades anteriores que possam se complementar.

Vocês devem escolher um critério que julgarem adequado e propor uma divisão da classe em grupos de 4 pessoas, que atenda aos objetivos selecionados.

A divisão proposta deve ser inserida no seguinte Formulário de Proposta de Divisão de Grupos.