O projeto de pesquisa é um documento com um planejamento completo, passível de ser executado. Ele precisa trazer uma pesquisa viável, com a definição de todos os elementos que foram tratados no módulo sobre o Planejamento da Pesquisa.

Falamos aqui de pré-projeto para indicar que não se trata de um projeto completo, mas de um projeto parcial, contendo apenas alguns dos seus elementos. A elaboração de um projeto é um dos produtos que podem ser entregues como trabalho final da disciplina, e não se trata de realizar, neste momento (e no tempo restrito de um trabalho semanal), esse planejamento completo.

Trata-se apenas de um desenho inicial, combinando os três elementos fundamentais do projeto:

  1. Problema: defina claramente um problema de pesquisa empírica em direito, fazendo uma pergunta empírica (ou seja, de uma pergunta que pode ser enfrentada mediante a observação de fenômenos);
  2. Estratégia: defina um procedimento de abordagem que seja capaz de enfrentar o problema que você definiu (concentre-se em explicar como os dados serão obtidos e que conclusões você considera que pode retirar deles);
  3. Modelo de dados: estabeleça os dados que você precisa levantar e, com isso, determine qual é a sua unidade de análise e quais são as principais variáveis a serem identificadas (ou seja, os campos que você usará para qualificar essas unidades).