1. Cronograma

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2. Introdução

Esta semana introduz questões referentes à estrutura do discurso científico e sua relação com a produção acadêmica em direito.

Nossos objetivos na semana são:

  • compreensão das principais características do discurso científico;
  • diferenciação clara entre pesquisa e estudo e entre pesquisar e defender uma tese;
  • compreensão do caráter dogmático das atividades jurídicas e das potencialidades contemporâneas da pesquisa em direito, especialmente da pesquisa de dados;
  • compreensão da relação entre ciência e evidências e função da metodologia como forma de orientar o que se pode inferir a partir das evidências;
  • compreensão das diferenças e da complementariedade entre as estratégias quantitativas e qualitativas.

3. Leituras

3.1 Leitura Obrigatória

1: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo; Fulgêncio, Henrique. Direito e Pesquisa. Arcos, 2021.
  1. Qual a diferença entre "busca" e "pesquisa"?
  2. Qual a diferença entre "estudo" e "pesquisa"?
  3. Distinga raciocínios indutivos e dedutivos.
  4. É correto dizer que as pesquisas científicas são investigações indutivas?
  5. Relacione "abordagens dogmáticas" e "raciocínios dedutivos".
  6. Diferencie pesquisas descritivas de pesquisas explicativas.

3.1 Leitura Sugerida

1: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo; Fulgêncio, Henrique. Os saberes científicos. Arcos, 2021.
  1. Você entende que existe uma ordem imanente no mundo?
  2. Quais são as características do discurso científico?
  3. O conhecimento dogmático sobre o direito é baseado em evidências?
  4. Afirmações sobre os modos corretos de interpretar normas podem ser refutados por argumentos de fato?
  5. Você concorda com a afirmação de que, na ciência, existe espaço para o prestígio, mas não para a autoridade?
  6. Existe uma ciência dogmática do direito?

3.2 Leitura Sugerida

3.3 Leitura Complementar

1: Abrantes, Paulo. Método e Ciência: uma abordagem filosófica. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.

Este é o melhor texto contemporâneo que eu conheço sobre metodologia científica, discutindo com rigor e originalidade as relações entre o discurso científico e a noção de método.

4. Atividades

4.1 Atividade Sugerida: Mapeamento dos Periódicos Científicos para publicar pesquisas empíricas