1. Cronograma

  • 26/3 a 1/4 - Leitura dos textos
  • 1/4 - Aula: PAD2  e PMPD
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

O objetivo desta aula é capacitar os estudantes a construir gráficos que possibilitem o exercício de Estatística Descritiva e escolhemos para essa finalidade o software Tableau Desktop. Trata-se de um software profissional, com amplas possibilidades, e que usamos por ser gratuito para estudantes.

Ele pode ser baixado neste link e sua primeira instalação dá direito ao uso gratuito por 14 dias. A empresa fornece licenças gratuitas para estudantes, por meio do preenchimento do formulário que está no final da página Tableau para Estudantes.

Você pode baixar e instalar o Tableau e ativar o período gratuito de teste, enquanto providencia o pedido da licença especial para estudantes, que costuma ser liberada bem rápido.

Uma das principais ferramentas para formular estratégias metodologicamente adequadas é a estatística, disciplina voltada especialmente a criar mecanismos que permitam fazer afirmações sobre um conjunto de dados a partir de um pequeno subconjunto. Como não é viável fazer uma pesquisa eleitoral com todos os eleitores brasileiros que votam em uma eleição presidencial, a estatística permite reduzir o campo de análise a um subconjunto relativamente pequeno de eleitores, chamado de amostra.

A possibilidade de analisar um subconjunto  e inferir das características da amostra certas afirmações sobre o conjunto total dos objetos, interessa a muitas disciplinas. Porém, no caso da data science, muitas vezes temos acesso a todos os dados do conjunto, o que faz com que o grande desafio não seja o de inferir características do todo a partir de uma amostra (estatística inferencial), mas de formular explicações acerca dos padrões existentes no próprio conjunto de dados (estatística descritiva).

3. Leitura

3.1 Literatura Obrigatória

1: Amorim, Leonardo; Costa, Alexandre. Conceitos básicos de estatística descritiva. Dsd.arcos, 2020.

2: Costa, Alexandre. Análise de dados usando o Tableau Desktop. Dsd.arcos, 2021.

3.2 Leitura Complementar

1: Costa, Alexandre A.; Costa, Henrique A. (2018). Evolução do perfil dos demandantes no controle concentrado de constitucionalidade realizado pelo STF por meio de ADIs e ADPFs. Revista de Ciências Sociais (UFC). , v.49,  2018.

Desta vez, concentre-se nos gráficos e na base de dados, pois o texto já foi objeto de leitura obrigatória em outra oportunidade.

4. Atividades

4.1 Atividade Obrigatória: Instalar o Tableau Desktop