Um dos principais elementos dos blogs são as tags. Não se trata de um elemento essencial, no sentido de que é possível publicar posts sem nenhuma tag. Porém, o fato é que essas "etiquetas" se consolidaram como a forma usual de categorizar os posts e, com isso, viabilizar a organização dos conteúdos dos blogs para além da ordem cronológica.

O fato de os blogs darem mais visibilidade aos posts mais recentes faz com que, depois de dezenas de publicações, os posts antigos fiquem praticamente soterrados.

Para viabilizar a organização dos posts em função do seu conteúdo (e não somente da data de publicação), o Ghost tem uma funcionalidade que vamos utilizar intensamente: a  atribuição de tags permite que sejam criadas páginas temáticas, que agregam os posts que compartilham uma mesma classificação.

Isso é feito no Ghost por meio da criação de uma nova Tag, no menu principal.

Clicar no Tags (seta laranja) abre o menu de Tags, em que aparecem todas as tags dos posts e, para cada uma delas, existe uma indicação de quantos posts utilizam essa classificação.

Quando clicamos na seta roxa, abre-se uma nova tela, que possibilita gerar uma página que agregue todos os posts que tenham uma certa tag (no caso, a tag "comoescrever").

Nesta página, podemos definir o nome da página que agregará todos os posts com a tag "comoescrever", e também o endereço em que ela será publicada. Slug é o complemento da url, e a escolha da slug define o endereço em que será publicado o índice dos posts com a tag escolhida.

O endereço dsd.arcos.org.br/tag/comoescrever/ é a página em que estão publicados este e os outros posts que tratam das instruções para escrever o blog. Utilizando essa forma de agregação por meio de tags nós podemos criar várias páginas agregadoras de posts, o que permite expandir o conteúdo do site de maneira orgânica. É justamente o controle dos modos pelos quais o site organiza os posts em páginas agregadoras que possibilita a utilização do Ghost como uma ferramenta de organização de sites.