Olá, meu nome é Tiago Pereira e sou aluno de graduação (mais ou menos no 7º semestre) em direito na UNB. É a segunda graduação, interrompida duas vezes pelo nascimento dos filhos e uma por um período morando na Alemanha. Mas agora vai!

Sou formado originalmente em engenharia mecânica, e por interesse próprio realizei alguns estudos em veículos autônomos, que envolveram aplicações de deep learning (o tipo mais comum de machine learning). A aplicação, entretanto, era em reconhecimento de imagens. Se padroniza com relativa facilidade uma imagem, e aí é bem mais fácil treinar uma matriz de coeficientes (mais ou menos o "cérebro" do aprendizado de máquina, no caso). Eu acho que a aplicação de inteligência artificial a dados textuais não padronizados é um desafio e tanto. Isso me interessa duplamente, porque além da curiosidade pessoal, sou auditor-fiscal na Receita Federal e há uma aplicação prática que seria muito interessante no meu trabalho atual. Então tenho todo o interesse nos conhecimentos da disciplina. Penso, finalmente, em me debruçar sobre a área em meu TCC.

Tenho algum conhecimento de desenvolvimento de algoritmos e programação. Meu primeiro computador foi um TK85 (só na wikipedia 99% da turma descobrirá o que é isso, já que a maioria não tinha nascido nos anos 80...). Então desde criança brinquei com Basic e Pascal. Mais recentemente mexi um pouco com Java e Python. Mas nunca me aprofundei ou trabalhei utilizando diuturnamente programação (acho que a melhor maneira de aprender). Então meus conhecimentos seguem sendo preliminares.    

Acho que será um semestre muito bom!