1. Cronograma

  • 19/4 - 8h15 a 11h50: Aula presencial
  • 13/4 a 19/4 - Leitura
  • Atividade em classe: Codificar os dados obtidos com o relatório dos estudantes
  • Atividade complementar: Codificando os dados
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

A codificação dos dados é o processo por meio do qual introduzimos classificações. Esse é um momento crucial dos trabalhos e, muitas vezes, é um dos elementos mais originais das pesquisas com dados.

No caso das pesquisas descritivas, o ponto mais importante é gerar mapeamentos que sejam baseados em modelos de classificação que mostram coisas relevantes. Não nos interessa um mapa que tenha a mesma complexidade do objeto mapeado: precisamos de sistemas classificatórios que contribuam para uma compreensão mais rica do objeto.

Esse é também o elemento em que se cruzam a metodologia e o marco teórico, já que a escolha dos modelos de classificação é parte integrante do referencial teórico que oferece as categorias por meio das quais os dados serão organizados.

3. Leitura

3.1 Leitura obrigatória

  • Costa, Alexandre. Os labirintos da linguagem. (Capítulo 2 do livro Filosofia, Direito e Linguagem)
Filosofia, Direito e Linguagem
Curso de Filosofia do Direito - Vol. I
  • Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique (2020). Classificações e Marco Teórico.
Classificações e Marco Teórico
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Classificações e categorias teóricas A classificação dos dados se dá quando o pesquisador insere conceitos capazes de promover uma segmentação dos fenômenos em diferentes classes, que precisam ser tratadas de forma independente para que…
  • Costa, Alexandre A.; Costa, Henrique A (2021). Modelo de Dados.
Modelos de Dados
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Introdução: Ontologia nos sistemas informatizados Nas faculdades de direito, somos ensinados a pensar na linguagem da dogmática, que é o jogo de linguagem a partir dos quais as interações processuais são pensadas: ação, processo, senten…

3.2 Leitura sugerida

Part II.5 - Coding Data.

3.3 Leitura complementar

  • Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique (2020). O Marco Teórico das pesquisas em direito.
O Marco Teórico das pesquisas em direito
1. Introdução O referencial teórico é um elemento fundamental das pesquisas científicas porque, como afirmam Laplane e outros, “conceptual clarifications not only improve the precision and utility of scientific terms but also lead to novel experimental investigations because the choice of a given c…

4. Atividades

4.1 Atividade em classe: Codificar os dados dos estudantes

Será disponibilizado o link para o questionário dos estudantes.

4.2 Atividade Complementar: Codificando os dados

Codificando os dados
A codificação dos dados é uma atividade importantíssima nas pesquisas e um dos desafios da inteligência artificial é justamente oferecer critérios automatizados de classificação dos dados. O Machine Learning, em especial, é uma técnica de classificação: o algoritmo é voltado a observar classificaçõ…