1. Cronograma

  • 24 a 26/2 - Leitura dos textos do Módulo4
  • 26/2 - Encontro síncrono na plataforma Teams
  • 19/2 a 24/2 - Atividade obrigatória: Python para juristas, Módulo 1
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Nesta unidade, trabalharemos o significado da coleta de dados e os desafios envolvidos nela, especialmente a questão dos vieses cognitivos que precisam ser mitigados, para evitar que um viés de seleção distorça os resultados da pesquisa.

3. Leituras

3.1 Leitura Obrigatória

1: Costa, Alexandre. Objeto de Pesquisa e unidade de análise. Arcos, 2020.
  1. O que são unidades de análise?
  2. O que são as variáveis?
  3. O que são pesquisas censitárias e amostrais?
  4. Podemos fazer inferências gerais a partir de estudos de casos?
3: Costa, Alexandre. Coleta de dados judiciais. Arcos, 2020.

3.2 Leitura Sugerida

3: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Part II.4 - Collecting Data.

Este texto aprofunda bastante as questões dos vieses de seleção e do dimensionamento dos dados, que são tratados de forma muito resumida no texto de leitura obrigatória.

3.3 Leitura Complementar

1: Thaler, Richard; Sunstein, Cass. Nudge: Improving decisions about health, wealth and happiness. [Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade].

Texto que envolve um debate sobre o impacto dos vieses cognitivos nas nossas práticas.

2. Horta, Ricardo Lins.. Arquitetura de escolhas, direito e liberdade: notas sobre o Paternalismo Libertário?. Pensar, v. 22, p. 651-664, 2017.

Ricardo Horta discute, neste texto, as posições de Thaler e Sunstein, que formularam o conceito de 'paternalismo libertário' para tratar da legitimidade de usar os achados em psicologia comportamental nas políticas públicas, especialmente pelos 'nudges'.

3: Kahneman, Daniel. Thinking: Fast and slow. [Rápido e Devagar: duas formas de pensar]. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.

4: Horta, Ricardo Lins; Costa, Alexandre . Vieses na decisão judicial e desenho institucional: uma discussão necessária na era da pós-verdade. Cadernos Adenauer, v. 2017, p. 11-34, 2017.

4. Atividades

4.1 Atividade individual: Python juristas -  Módulo 2