1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

A codificação dos dados é o processo por meio do qual introduzimos classificações. Esse é um momento crucial dos trabalhos e, muitas vezes, é um dos elementos mais originais das pesquisas com dados.

No caso das pesquisas descritivas, o ponto mais importante é gerar mapeamentos que sejam baseados em modelos de classificação que mostram coisas relevantes. Não nos interessa um mapa que tenha a mesma complexidade do objeto mapeado: precisamos de sistemas classificatórios que contribuam para uma compreensão mais rica do objeto.

Esse é também o elemento em que se cruzam a metodologia e o marco teórico, já que a escolha dos modelos de classificação é parte integrante do referencial teórico que oferece as categorias por meio das quais os dados serão organizados.

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

1. Costa, Alexandre A.; Costa, Henrique A. Ontologias jurídicas. Dsd.arcos, 2021.
2: Costa, Alexandre; Fulgêncio, Henrique. Classificação dos dados e Marco Teórico. Arcos, 2020.

3.2 Leitura sugerida

1: Costa, Alexandre A.; Costa, Henrique A. (2018). Evolução do perfil dos demandantes no controle concentrado de constitucionalidade realizado pelo STF por meio de ADIs e ADPFs. Revista de Ciências Sociais (UFC). , v.49,  2018.
2: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Part II.5 - Coding Data.

4. Atividades

4.1 Curso de programação para juristas, módulo 4

4.2 Atividade em Classe: Codificando os dados