No Tableau, podemos construir gráficos de distribuição a partir de uma determinada medida. No caso acima a medida número de andamentos, contida na base ADIsADPFs(Andamentos). Caregando esta base no tableau, o primeiro passo é colocar no nas linhas (eixo y), a contagem de processos, que oferecerá uma coluna com a contagem total do número de processos da base.

Uma vez que você tenha o resultado acima (com a contagem dos processos ou outra contagem que interesse a você), você precisa "fatiar" essa coluna em uma série de intervalos relativos ao número de andamentos de cada um dos processos.

Na linguagem do  Tableau, você precisa criar "compartimentos" (bins) onde serão inseridos os processos. No exemplo abaixo, criaremos compartimentos com intervalos de 5 processos.

No texto Estatística Inferencial, utilizamos uma distribuição com compartimentos de 1 processo apenas, o que gera um gráfico mais desigual, como o que está abaixo (ressaltando que retiramos os outliers acima de 325 andamentos, para reduzir a amplitude do gráfico).

Criar compartimentos maiores gera gráficos com transições mais suaves, como o que fizemos no video.. Para mudar isso, basta editar o campo do compartimento (que é uma dimensão, e não uma medida, por constituir uma classificação). No gráfico abaixo, como os compartimentos são mais largos, retiramos todos os outliers com mais e 200 andamentos (cerca que contém cerca de 1% da soma total de andamentos), para viabilizar a visualização do gráfico nesse formato pequeno.

Para tornar mais fácil a visualização, você pode inserir também um gráfico com um cálculo de tabela que insere a média móvel dos valores, o que gera uma linha com tansições ainda mais suaves.

No video abaixo, mostramos como inserir um novo campo de processos, inseri-lo também nas linhas (gerando um gráfico com duas linhas) e alterar o segundo campo de contagem de processos para o cálculo rápido Média Móvel.

Você deve ter notado que, no fim do vídeo, são retiradas as marcas com os números de cada topo (o que gera uma visualização confusa), e basta clicar sobre a opção Eixo Duplo (no segundo campo da linha), para que os dois gráficos sejam unidos em um gráfico só.