Olá, pessoal! Meu nome é Maria Helena, estou ingressando no mestrado neste período. Sou formada em direito pela UFPB (2014) e fiz uma especialização em Direito e Processo do Trabalho pela ESMAT-13ª Região (2015). Estou, portanto, retornando aos estudos depois de cinco anos.

Como conversamos na primeira aula, desde a graduação tenho muito interesse em pesquisa empírica, pois acredito que ela nos permite um vislumbre de realidades e do funcionamento do direito/instituições que de outra maneira nunca teríamos, diante da impossibilidade de viver e documentar as práticas jurídicas.

Esse interesse se intensificou com minha prática profissional, com a constatação diária e em vários níveis de atuação de que a prática jurídica é um universo não apenas dissonante da dogmática (como é tão repetido) mas também desconhecido, porque muitas vezes não é documentado.

Ao mesmo tempo, tenho muita preocupação com a metodologia utilizada para a coleta, catálogo e reprodução de dados e, nesse ponto, espero que tanto o conteúdo da disciplina quanto o debate com os colegas me proporcionem acesso a instrumentos e formas de reflexão que me permitam questionar, repensar e aprimorar os passos da pesquisa.

Em resumo, minha expectativa, com a disciplina, é desenvolver habilidades relacionadas à pesquisa empírica, tanto de opção por variáveis seguras/adequadas quanto de coleta e apresentação de dados de forma clara.