Módulo 4 - O projeto de pesquisa (antigo)
- 9/2 a 11/2 - Leitura dos textos
- 11/2 - Aula
- 11/2 a 15/2 - Atividade Sugerida: Pré-projeto de pesquisa empírica
2. Introdução
Este módulo começa a tratar do planejamento da pesquisa, tratando dos elementos relativos à definição do objeto a ser pesquisado.
O foco do módulo será capacitar os estudantes a compreender o que significa definir um problema de pesquisa, que é o objeto central de qualquer projeto.
Os estudos são investigações voltadas a aprender o conhecimento que foi produzido sobre um tema determinado. Já as pesquisas são investigações voltadas a produzir um conhecimento novo, o que faz com que elas sejam estruturadas em torno de uma questão fundamental:
Que conhecimento se busca produzir com a pesquisa?
Nossa forma usual de responder a essa questão é dizer que a pesquisa tem por objetivo responder a uma pergunta determinada. A resposta a essa pergunta, que chamamos de problema de pesquisa, é justamente o conhecimento a ser produzido.
Em várias pesquisas, mas não em todas, a pesquisa parte de uma hipótese e conduz testes para avaliar a sua plausibilidade. Assim, é preciso entender quando é necessário formular hipóteses e como elas devem ser estabelecidas.
Além disso, abordaremos neste módulo a estrutura da resposta que a pesquisa oferece, ou seja, do texto que relata a pesquisa e analisa os seus resultados. No caso de programas de formação acadêmica (sejam graduações ou pós-graduações), chamamos o produto a ser apresentado pelos estudantes de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Conhecer a estrutura do texto a ser desenvolvido é um requisito importante para vocês poderem planejar adequadamente o trabalho voltado a produzi-lo.
3. Objetivos
- Compreender a diferença entre tema e problema
- Entender o tipo de pergunta que pode ser respondido por meio de pesquisas
- Entender a relação entre problemas e hipóteses
- Entender o que é um artigo, uma monografia, uma dissertação e uma tese
- Desenvolver habilidade de formular problemas de pesquisa
- Desenvolver habilidade de formular hipóteses
- Identificar os tipos de textos acadêmicos e sua estrutura
4. Leituras
4.1 Leitura obrigatória
Mais uma vez, se você já tem formação metodológica, pode passar diretamente para a Leitura Obrigatória Alternativa e começar trabalhar na construção de um projeto de pesquisa empírica baseada em análise de dados (a partir do modelo contido na Literatura Sugerida).
1: Costa, Alexandre, Horta, Ricardo. O projeto de pesquisa. Arcos, 2021.
- Qual a diferença entre o tema e o problema?
- Que tipos de pergunta podem se respondidos pela pesquisa?
- O que é referencial teórico?
4.2 Leitura Enfaticamente Sugerida
1: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2014). An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press. Part I: Designing Research.
4.3 Leitura sugerida
1: Leek, Jeff; Peng, Roger. What is the question?. Science, 2015.
Este breve texto de Leek e Peng, ambos pesquisadores na área de saúde pública, sugerem que um dos problemas fundamentais das análises de dados é não compreender adequadamente as perguntas feitas, que eles resumem no fluxo abaixo, que é detalhado e devidamente explicado no texto.
2: Costa, Alexandre. Modelo de projeto de pesquisa. Metodologia.arcos, 2020.
4.4 Leitura Complementar
1: Epstein, Lee; Martin, Andrew (2013). Pesquisa Empírica em Direito: regras de inferência. Biblioteca GV Digital.
Este é um ótimo texto como um todo, apesar de o fato de ter sido originalmente escrito em 2002 faz com que os autores tenham tratado de um momento em que as deficiências metodológicas eram mais graves do que as atuais. Neste módulo, sugere-se a leitura do item II.B (Características Comuns da Pesquisa empírica: diretrizes gerais)
2: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo. As modalidades de textos acadêmicos. Arcos, 2020.
3: Costa, Alexandre; Horta, Ricardo. A estrutura dos textos acadêmicos. Arcos, 2020.