No post anterior, indicamos que, para que o seu post tenha uma formatação perfeita, a saída mais robusta é colar no Ghost textos em Markdown.

Você pode escrever diretamente no Ghost, com certos riscos (este texto foi escrito diretamente no Ghost), mas é conveniente escrever em um editor de textos de sua preferência e depois copiar o texto no Ghost apenas para finalidade de publicação. Já tratamos de como o texto em .md pode ser gerado, e agora vamos explicar com mais detalhe o que fazer para publicá-lo.

Quando você está em uma linha vazia do Ghost, ele coloca um símbolo de "+" logo antes do início da linha:

A imagem acima é o print do que ocorreu quando eu inseri uma marca de parágrafo logo depois da frase anterior (e, pessoalmente, eu uso o programa gratuito Tec Smith Capture para gerar essa imagem da tela). Quando você clica sobre o "+", ele abre uma caixa de diálogo que permite inserir elementos diferentes de texto:

Essa caixa permite a inserção de várias coisas úteis: imagens, divisor (que é um risco horizontal) e uma caixa no qual você pode inserir os textos em Markdown, que é justamente o que nos interessa (por isso coloquei a seta laranja apontando para ela).

A caixa de inserções também permite uma coisa interessante que é o "embed", ou seja, a inserção do conteúdo de outros sites dentro do Ghost. Essa opção é importante para que você possa inserir videos, pois, como você pode ter notado, o Ghost não tem uma possibilidade de inserir diretamente arquivos de video (o que exigiria que ele oferecesse espaço para hospedar esses arquivos).

O que você pode inserir é apenas um link para um arquivo de video, hospedado em outra página. Você pode usar o youtube ou o vimeo para hospedar o video e inserir no Ghost o link, ou a opção de embed.

Se você quiser inserir seus próprios arquivos, sem passar pelos sites de hospedagem de video, sugiro que criem uma conta gratuita no fast.io, que tem uma forma de trabalho engenhosa. Você compartilha com o fast.io uma pasta de dropbox, e assim você pode gravar localmente seus arquivos (de qualquer tipo, e não só de video) e eles são carregados automaticamente pelo fast.io para uma página na internet. Com isso, seus arquivos ganham um hiperlink que você pode usar para publicá-los no Ghost (ou em qualquer outro lugar).

Com essas ferramentas, você pode criar um post limpo e bem formatado, usando o template da página do curso.