1. Orientações gerais

A bibliografia que veicula pesquisas empíricas em direito é crescente, tanto em quantidade quanto em qualidade. A produção acadêmica em direito ainda é majoritariamente composta por defesas de teses dogmáticas, mas a produção de análises de evidências no sentido de mostrar o comportamento efetivo dos atores e das instituições é um campo em franco crescimento.

Esta atividade é voltada a buscar algumas referências que permitam que você identifique esse campo de pesquisas e que, dentro dele, verifique se há trabalhos que dialogam com os seus interesses. Nossa primeira atividade, então, consiste em identificar 3 artigos científicos que apresentem pesquisas empíricas sobre o Sistema de Justiça que você considere interessante e que possam servir como modelo para a sua própria produção.

A finalidade pedagógica desta atividade é oferecer uma oportunidade para que você reflita sobre seus próprios interesses e observe a multiplicidade de abordagens possíveis, identificando os problemas de pesquisa e as estratégias metodológicas utilizadas na pesquisa de dados. Desta forma, trata-se de um complemento da reflexão promovida pelo questionário, no sentido de auxiliar que você identifique as relações entre os seus interesses e as potencialidades da pesquisa empírica em direito.

2. Construção da biblioteca compartilhada

Nesta atividade, daremos início a uma biblioteca compartilhada, que pode ser alimentada ao longo do curso (e depois dele) e que você pode usar para realizar as suas pesquisas.

Passo 1: Identificar 3 artigos interessantes

O início desta atividade é a identificação de 3 artigos que você considere interessantes, para inseri-los na nossa biblioteca compartilhada, de acordo com as orientações contidas no próximo item.

Para auxiliar nessa escolha, disponibilizamos uma página de Bibliografia, em que inserimos os textos que conseguimos localizar sobre essa temática. Embora haja outros tipos de publicação nessa Bibliografia, selecione apenas artigos, pois esta é a forma principal de divulgação de pesquisas científicas e também porque realizaremos algumas atividades de análise de conteúdo e de estrutura de artigos.

Como literatura complementar para essa atividade, sugerimos o seguinte texto de Arantes e Arguelhes, que traçou um panorama da produção existente em 2018, com relação ao STF. Várias coisas interessantes foram produzidas desde então, mas esse texto contribui para uma caracterização dos tipos de abordagens presentes no campo.

Arantes, Rogério; Arguelhes, Diego W (2018). Supremo: o estado da arte:  pesquisas mapeiam as forças e as fraquezas do STF, do individualismo dos ministros à busca por transparência.

Passo 2: Ingressar na biblioteca compartilhada

Criamos no zotero.org uma biblioteca pública para a nossa disciplina, que inicialmente está vazia.

Para acessá-la, clique no link da Biblioteca Compartilhada DataScienceDireito. Se você não tem uma conta no Zotero, que é um aplicativo gratuito open source, clique em Register e faça uma conta nesse site.

Uma ver registrada a sua conta, você pode clicar novamente sobre o link e agora você poderá escolher a opção Join, que permite tornar-se membro da biblioteca compartilhada.

Uma vez que você se tornar um membro, poderá ingressar na Group Library, por meio do link contido na página acima (na parte esquerda, em azul), por meio da sua página no Zotero ou por meio deste link para a Biblioteca.

Passo 3: Adicionar à Biblioteca Compartilhada os textos que você selecionou

Dentro da Biblioteca, você poderá ver todos os textos que a compõem e, principalmente, acrescentar novos textos, cujas referências serão compartilhadas com todas as pessoas que ingressarem na biblioteca. De fato, a biblioteca é pública e você poderia ter entrado nela sem tornar-se membro. Porém, sendo membro, você pode editá-la, que é o objetivo desta atividade.

Se você clicar no "+" indicado na tela abaixo, você criará uma nova entrada, e poderá colocar os dados de um dos artigos que você selecionou.

Porém, há uma opção mais simples para cumprir esta tarefa: você pode clicar sobre o símbolo da varinha à direita do "+", o que vai abrir o Add by identifier. Na janela que se abre, você pode inserir o endereço de um dos artigos selecionados.

Eu testei com o endereço do artigo O Supremo Tribunal Federal e a Mudança Constitucional, de Diego Arguelhes e Fabiana Oliveira, que é um dos artigos mais recentes sobre a temática da disciplina. Este artigo está disponível no Scielo e basta copiar o seu endereço (url) e inseri-lo no Add by Identifier.

Com isso, todos os dados do artigo foram automaticamente inseridos na Biblioteca. É sempre preciso fazer uma revisão dos dados (por exemplo, no artigo citado, os autores são inseridos de forma duplicada e o título está em letras maiúsculas), mas trata-se de uma revisão mais simples do que inserir todos os dados manualmente.

Uma forma ainda mais prática é abrir a página de Downloads do Zotero e baixar o conector do Zotero com o navegador que você utiliza (Chrome, Firefox, Safari ou Edge). Fazendo isso, você pode instalar uma extensão para o navegador, que acrescenta um botão Zotero, que possibilita que você extraia diretamente para a biblioteca os dados da página em que você estiver. Assim, basta ir às páginas dos artigos que você selecionou e clique sobre o botão Save to Zotero.

Agora que você sabe inserir novos itens na Bibliografia Compartilhada, acrescente a ela os textos que você identificou como relevantes, tomando apenas o cuidado de verificar se eles já foram acrescentados por outros estudantes, para evitar inserções duplicadas.