1. Cronograma

  • 2/6 a 8/6 - Leitura dos textos
  • 8/6 - Aula
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2. Introdução

O objetivo desta semana é aprimorar a habilidade de produzir gráficos adequados para a exploração dos dados e para a publicação do seu trabalho, o que tipicamente se chama de Data Visualization (ou Visualização de Dados).

No processo de análise, produzimos várias visualizações dos dados, pois é preciso encontrar formas adequadas de comunicar as nossas ideias, tornando evidentes os padrões que encontramos nos dados.

Essa é uma habilidade que depende do desenvolvimento de um olhar (assim como a fotografia), que vai sendo educado para diferenciar gráficos eficientes: claros e compreensíveis, equilibrando a quantidade de informação com a compreensibilidade.

Essa educação do olhar depende da criação de um repertório visual, que nos possibilita abandonar as soluções típicas (e ruins) dos gráficos de pizza produzidos pelo Excel e abre o espaço para a produção de visualizações mais capazes de tornar compreensíveis as ideias que pretendemos traduzir nos gráficos.

Por isso, os objetivos deste módulo são:

  • desenvolver um repertório de tipos de gráficos;
  • compreender as vantagens e limite de alguns modelos disponíveis;
  • desenvolver a habilidade de limitar a 'saturação' dos gráficos.

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

  • Nussbaumer Knaflic, Cole (2015). Storytellyg com dados. (Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals). Capítulo 2.
Storytelling with Data
Don’t simply show your data—tell a story with it! Storytelling with Data teaches you the fundamentals of data visualization and how to communicate effectively with data. You’ll discover the power of storytelling and the way to make data a pivotal point in your story. The lessons in this illuminative…

3.2 Leitura sugerida

  • Cairo, Alberto. How charts lie. Introdução e Conclusão.
How Charts Lie: Getting Smarter about Visual Information
A leading data visualization expert explores the negative—and positive—influences that charts have on our perception of truth. Today, public conversations are increasingly driven by numbers. While charts, infographics, and diagrams can make us smarter, they can also deceive—intentionally or unintent…
Outros livros do autor podem ser encontrados no site The Functional Art.
The Functional Art: An Introduction to Information Graphics and Visualization
Alberto Cairo’s weblog about visualization, infographics, and data journalism
  • Nussbaumer Knaflic, Cole (2015). Storytellyg com dados. Capítulo 3.

4. Atividades

4.1 Atividade em Classe: Workshop de criação de Gráficos no Tableau