Esta é a primeira postagem do blog "Publicando textos na Internet". Não se trata de instruções gerais sobre a publicação de conteúdos (orientações essas que já estão disponíveis em tutoriais sobre o uso do Ghost ou do Medium, por exemplo), mas de orientações voltadas a capacitar os estudantes a produzir conteúdo e publicá-lo no presente site.

Duas das formas mais típicas de publicação são os blogs e as páginas estáticas. Um blog é um conjunto aberto de posts que adota uma organização cronológica. Trata-se de um conjunto aberto porque se trata de uma publicação voltada a se desenvolver no tempo pela agregação constante de novos conteúdos. Essa estrutura se diferencia das monografias (livros, dicionários, enciclopédias etc.), que são obras publicadas como um bloco fechado, cujo conteúdo já é determinado no momento da publicação.

Essa estrutura aberta aproxima os blogs das periódicos, mas não totalmente, pois jornais e revistas são publicações seriadas: elas são compostas por uma série aberta de volumes, mas cada um dos números tem uma estrutura fechada, sendo composto por uma quantidade determinada de textos: artigos, editoriais, resenhas, entrevistas, etc.

Nos blogs, não existem números e volumes: cada texto é acrescentado diretamente ao conjunto publicado. Essa ausência de uma estrutura definida faz com que os blogs sejam compostos por justaposição de textos em uma mesma linha do tempo, uma sequência de posts (postagens) que são unidos pelo único fato de estarem agregadas em um mesmo endereço.

Uma site adota uma organização diferente, pois ele não organiza os conteúdos em uma linha de tempo, mas em uma árvore de conteúdos, incluindo cada novo texto dentro de uma estrutura pré-definida. No caso deste site, os textos estão organizados em Módulos, que se conectam na forma de uma sequência lógica (e não cronológica).

Apesar de adotarmos a organização de um site, a ferramenta que utilizamos para fazer essas publicações que você está lendo é um sistema de gerenciamento de conteúdo (Content Management System - CMS) chamado Ghost, que tem por vocação primordial a organização de blogs.

Trata-se de um software open source que pode ser usado gratuitamente. Porém, para que seja sempre acessível, um site precisa estar hospedado em um servidor, ou seja, em um computador ligado 24h por dia e aberto para estabelecer conexão com outros computadores ligados à internet. Embora o software seja gratuito, o uso do servidor é um serviço pago, que você pode contratar diretamente com a empresa Ghost (que chama esse serviço de Ghost-Pro). Nós não fazemos isso, pois contratamos um outro servidor para realizar essa hospedagem.

O software Ghost foi modelado para estruturar blogs e não sites. As configurações padrão (default) são voltadas a organizar os posts em ordem cronológica, a organizá-los por autores e por tags. Toda forma de organização diferente dessa precisa ser feita por meio de customização, como a ordenação da página principal deste curso, que segue a lógica sequencial dos módulos e não a ordem cronológica de sua publicação. O que nós fazemos é usar a unidade de publicação do blog (que é o post) e reorganizá-los no formato de um site.