1. Cronograma
- 5/4 - 8h15 a 11h50: Aula presencial
- 30/3 a 5/4 - Leitura
- Atividade: Instalar os programas a serem usados na disciplina
2. Introdução
Os objetivos deste módulo são:
- Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e; qualitativas
- Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais;
- Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras;
- Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados;
- Compreender as peculiaridades da pesquisa de dados em direito.
3. Leituras
3.1 Leitura obrigatória
Caso você já tenha estudos metodológicos anteriores, este texto deve ser substituído pelo texto da Leitura obrigatória alternativa.
- Costa, Alexandre; Horta, Ricardo; Fulgêncio, Henrique. Pesquisa empírica em Direito. Metodologia.Arcos, 2020.
1: Qual a diferença entre pesquisa experimental e pesquisa observacional
2: Qual é a relação entre metodologia e inferência?
3: Qual é a diferença entre abordagens quantitativas e abordagens qualitativas?
4: É possível mesclar estratégias quantitativas e qualitativas na mesma pesquisa?
5: O que são unidades de análise?
- Costa, Alexandre. Análise de dados. Metodologia.Arcos, 2020.
3.2 Leitura obrigatória alternativa
- Yeung, Luciana. Jurimetria ou Análise Quantitativa de Decisões Judiciais. Em: Machado, Maíra R. Pesquisar empiricamente o Direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.
3.3 Leitura Sugerida
- Epstein, Lee; Martin, Andrew. An Introduction to Empirical Legal Research. Oxford: Oxford University Press, 2014.
Cap. 2: Questions, Theories, Observable implications.
3.4 Leitura Complementar
- Epstein, Lander e Posner. The Behavior of Federal Judges. Capítulo 1. A Realistic Theory of Judicial Behavior.
- Pfeffer, J.; Sutton, R. I. (2006). Evidence-Based Management. Harvard Business Review.
- Dumont, Jean-Luc (2010). English Communication for Scientists. Unidade 2.1: Structuring your scientific paper. Cambridge: NPG Education.
- Aragão, Rodrigo M. L (2011). de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado 2020-08-08], pp.351-352.
- Costa, Alexandre. Revisão de literatura. Arcos, 2020.
4. Atividades
4.1 Atividade obrigatória: Instalar os programas a serem usados na disciplina
Nesta disciplina, utilizaremos basicamente 3 ferramentas de informática, que solicitamos que você instale desde logo para garantir que qualquer problema possa ser resolvido antes dos momentos em que eles serão usados no curso.
4.1.1 Excel
O Excel, programa desenvolvido pela Microsoft, é parte do Microsoft Office.
Trata-se do programa mais utilizado para lidar com tabelas e o seu formato nativo (o .xlsx) é amplamente utilizado na disponibilização de bancos de dados (por exemplo, no portal de estatística do STF).
Por todos esses motivos, utilizaremos o Excel para as nossas análises preliminares dos bancos de dados disponíveis, bem como para produzir dados estruturados (ou seja, no formato de uma tabela).
Nós utilizaremos como base a versão desktop para Windows, que é a mais completa. Também é possível utilizar a versão para Mac, mas não teremos tutoriais com relação a essa versão. O uso do Office 365, gratuito para estudantes da UnB, é possível no caso de arquivos mais curtos, visto que bancos de dados muito extensos desafiam a viabilidade de execução online desse programa.
Por isso, sugerimos que você tente instalar a versão Windows do Excel.
4.1.2 Tableau
Para a produção de gráficos, utilizaremos o programa Tableau Desktop, que pode ser instalado a partir do link abaixo.
Não deixe para fazer essa instalação em classe, visto que o download pode demorar bastante na rede WiFi da UnB.
Uma vez instalado, você p0de solicitar gratuitamente uma chave para uso pessoal, em até 2 computadores. Essa chave é gratuita para estudantes e pode ser renovada indefinidamente.
Você pode baixar e instalar o Tableau e ativar o período gratuito de teste, enquanto providencia o pedido da licença especial para estudantes, que costuma ser liberada bem rápido.
4.1.3 Python
Você pode fazer o download do Python de várias maneiras. A mais simples é utilizar o Anaconda Navigator.
A utilização do Anaconda tem a vantagem de que ele instala simultaneamente vários programas úteis, além de várias bibliotecas do Python. Porém, também há desvantagens: ocupa bastante espaço e de dificulta um pouco as atualizações.
Outra opção é baixar diretamente o Python na página oficial.
Instale também o Spyder, programa que utilizaremos para editar os códigos.