1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Os objetivos deste módulo são:

  1. Identificar as diferenças e relações entre abordagens quantitativas e; qualitativas
  2. Compreender a distinção entre estratégias censitárias e amostrais;
  3. Desenvolver a competência de calcular tamanhos de amostras;
  4. Entender que tipos de inferência são possíveis a partir dos seus dados;
  5. Compreender as peculiaridades da pesquisa de dados em direito.

3. Leituras

3.1 Leitura obrigatória

Caso você já tenha estudos metodológicos anteriores, este texto deve ser substituído pelo texto da Leitura obrigatória alternativa.

Pesquisa empírica em direito
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Pesquisa experimental e Pesquisa observacional 1.1 Indução e experimentos As pesquisas científicas podem assumir alcances diversos, mas o objetivo principal da ciência é construir modelos teóricos que expliquem os fenômenos empíricos…
1: Qual a diferença entre pesquisa experimental e pesquisa observacional
2: Qual é a relação entre metodologia e inferência?
3: Qual é a diferença entre abordagens quantitativas e abordagens qualitativas?
4: É possível mesclar estratégias quantitativas e qualitativas na mesma pesquisa?
5: O que são unidades de análise?
Análise quantitativa de dados judiciais
1. Introdução A análise quantitativa de dados judiciais é uma abordagem que utiliza elementos de estatística para construir modelos descritivos e explicativos acerca das várias dimensões ligadas aos processos judiciais. Nos textos em inglês, é comum usar o termos jurimetrics, que é uma construção…

3.2 Leitura obrigatória alternativa

  • Yeung, Luciana. Jurimetria ou Análise Quantitativa de Decisões Judiciais. Em: Machado, Maíra R. Pesquisar empiricamente o Direito. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.

3.3 Leitura Sugerida

3.4 Leitura Complementar

  • Epstein, Lander e Posner.  The Behavior of Federal Judges. Capítulo 1. A Realistic Theory of Judicial Behavior.
The Behavior of Federal Judges
Federal judges are not just robots or politicians in robes, yet their behavior is not well understood, even among themselves. Using statistical methods, a political scientist, an economist, and a judge construct a unified theory of judicial decision-making to dispel the mystery of how decisions from…
Evidence-Based Management
Executives routinely dose their organizations with strategic snake oil: discredited nostrums, partial remedies, or untested management miracle cures. In many cases, the facts about what works are out there—so why don’t managers use them?
Contents of English Communication for Scientists | Learn Science at Scitable
  • Aragão, Rodrigo M. L (2011). de. Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da Scielo Brasil. Cadernos de Letras da UFF, n. 43, pp. 153-163.
Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil
Modelos de estruturação do artigo científico: retrato e discussão a partir de instruções aos autores da SciELO Brasil

Pereira, Mauricio Gomes (2012). Estrutura do artigo científico. Epidemiol. Serv. Saúde [online]. 2012, vol.21, n.2 [citado  2020-08-08], pp.351-352.

Estrutura do artigo científico
Revisão de Literatura
A revisão de literatura é uma etapa relevante tanto para o projeto quanto para a própria pesquisa, tendo em vista que o seu trabalho deve dialogar adequadamente com outros textos da área. Na etapa do projeto, é necessário se certificar de que o trabalho proposto não foi realizado por outros

4. Atividades

4.1 Atividade obrigatória: Instalar os programas a serem usados na disciplina

Nesta disciplina, utilizaremos basicamente 3 ferramentas de informática, que solicitamos que você instale desde logo para garantir que qualquer problema possa ser resolvido antes dos momentos em que eles serão usados no curso.

4.1.1 Excel

O Excel, programa desenvolvido pela Microsoft, é parte do Microsoft Office.

Trata-se do programa mais utilizado para lidar com tabelas e o seu formato nativo (o .xlsx) é amplamente utilizado na disponibilização de bancos de dados (por exemplo, no portal de estatística do STF).

Por todos esses motivos, utilizaremos o Excel para as nossas análises preliminares dos bancos de dados disponíveis, bem como para produzir dados estruturados (ou seja, no formato de uma tabela).

Nós utilizaremos como base a versão desktop para Windows, que é a mais completa. Também é possível utilizar a versão para Mac, mas não teremos tutoriais com relação a essa versão. O uso do Office 365, gratuito para estudantes da UnB, é possível no caso de arquivos mais curtos, visto que bancos de dados muito extensos desafiam a viabilidade de execução online desse programa.

Por isso, sugerimos que você tente instalar a versão Windows do Excel.

4.1.2 Tableau

Para a produção de gráficos, utilizaremos o programa Tableau Desktop, que pode ser instalado a partir do link abaixo.

Welcome to Tableau Desktop

Não deixe para fazer essa instalação em classe, visto que o download pode demorar bastante na rede WiFi da UnB.

Uma vez instalado, você p0de solicitar gratuitamente uma chave para uso pessoal, em até 2 computadores. Essa chave é gratuita para estudantes e pode ser renovada indefinidamente.

Tableau para estudantes
Estudantes podem baixar o Tableau Desktop e o Tableau Prep gratuitamente pelos Programas acadêmicos. Avalie agora.

Você pode baixar e instalar o Tableau e ativar o período gratuito de teste, enquanto providencia o pedido da licença especial para estudantes, que costuma ser liberada bem rápido.

4.1.3 Python

Você pode fazer o download do Python de várias maneiras. A mais simples é utilizar o Anaconda Navigator.

Free Download | Anaconda
Anaconda’s open-source Distribution is the easiest way to perform Python/R data science and machine learning on a single machine.

A utilização do Anaconda tem a vantagem de que ele instala simultaneamente vários programas úteis, além de várias bibliotecas do Python. Porém, também há desvantagens: ocupa bastante espaço e de dificulta um pouco as atualizações.

Outra opção é baixar diretamente o Python na página oficial.

Welcome to Python.org
The official home of the Python Programming Language

Instale também o Spyder, programa que utilizaremos para editar os códigos.

Home — Spyder IDE
Website for Spyder, the Scientific Python Development Environment