1. Cronograma

  • 26/4 - 8h15 a 11h50: Aula presencial
  • 20/4 a 26/4 - Leitura
  • Atividade em classe: Analisar os dados dos estudantes da disciplina
  • Atividade complementar: Analisar a base de dados do Plenário do STF
a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

O objetivo desta aula é capacitar os estudantes a construir gráficos que possibilitem o exercício de Estatística Descritiva e escolhemos para essa finalidade o software Tableau Desktop. Trata-se de um software profissional, com amplas possibilidades, e que usamos por ser gratuito para estudantes.

Ele pode ser baixado no link abaixo e sua primeira instalação dá direito ao uso gratuito por 14 dias.

Welcome to Tableau Desktop

A empresa fornece licenças gratuitas para estudantes, por meio do preenchimento do formulário que está no final da página Tableau para Estudantes.

Tableau para estudantes
Estudantes podem baixar o Tableau Desktop e o Tableau Prep gratuitamente pelos Programas acadêmicos. Avalie agora.

Uma das principais ferramentas para formular estratégias metodologicamente adequadas é a estatística, disciplina voltada especialmente a criar mecanismos que permitam fazer afirmações sobre um conjunto de dados a partir de um pequeno subconjunto. Como não é viável fazer uma pesquisa eleitoral com todos os eleitores brasileiros que votam em uma eleição presidencial, a estatística permite reduzir o campo de análise a um subconjunto relativamente pequeno de eleitores, chamado de amostra.

A possibilidade de analisar um subconjunto  e inferir das características da amostra certas afirmações sobre o conjunto total dos objetos, interessa a muitas disciplinas. Porém, no caso da data science, muitas vezes temos acesso a todos os dados do conjunto, o que faz com que o grande desafio não seja o de inferir características do todo a partir de uma amostra (estatística inferencial), mas de formular explicações acerca dos padrões existentes no próprio conjunto de dados (estatística descritiva).

3. Leitura

3.1 Literatura Obrigatória

  • 1: Amorim, Leonardo; Costa, Alexandre (2020). Conceitos básicos de estatística descritiva.
Estatística descritiva: principais conceitos
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Introdução Este texto apresenta, de maneira simplificada, alguns conceitos básicos de descrição e interpretação de dados estatísticos. O objetivo dessa apresentação é proporcionar a você o domínio de instrumentos que viabiliza a organiz…
  • Costa, Alexandre (2021). Análise de dados usando o Tableau Desktop.
Análise de dados usando o Tableau Desktop
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi No texto Estatística descritiva: principais conceitos, são trabalhados conceitualmente alguns tópicos, que serão explorados de forma prática por meio do software Tableau Desktop. 1. Baixando e instalando o Tableau Optamos por utilizar o s…

3.2 Leitura Complementar

  • Costa, Alexandre A.; Costa, Henrique A. (2018). Evolução do perfil dos demandantes no controle concentrado de constitucionalidade realizado pelo STF por meio de ADIs e ADPFs. Revista de Ciências Sociais (UFC). , v.49,  2018.
Concentre-se nos gráficos e na base de dados, pois o texto já foi objeto de leitura complementar em outra oportunidade.

4. Atividades

4.1 Atividade em Classe: Criar gráficos que ofereçam insights interessantes sobre os estudantes da disciplina

Uma análise mais específica das estratégias visuais a serem usadas na criação dos gráficos é oferecida no Módulo 11, que você pode ler, como textos complementares.

Módulo 11 - Storytelling com dados
* 2/3 a 8/4 - Leitura dos textos * 8/4 - Aula: PAD2 e PMPD a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a