1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

Nesta unidade, trabalharemos o significado da coleta de dados e os desafios envolvidos nela, especialmente a questão dos vieses cognitivos que precisam ser mitigados, para evitar que um viés de seleção distorça os resultados da pesquisa.

Exploraremos um pouco a página de Estatística do STF, em busca de dados que permitam a produção de análises.

O objetivo geral é o de compreender as formas pelas quais os dados já organizados podem ser acessados e começar a enfrentar os desafios da classificação dos dados.

É preciso contar com computadores com Excel instalado, para explorar essas bases e outras que disponibilizaremos.

Além de trabalhar sobre a tabela, aprenderemos alguns tópicos práticos sobre Excel.

Neste momento, muda um pouco a nossa dinâmica. A leitura também envolve algumas atividades práticas de preparação e a aula será um workshop, para o exercício em grupo das habilidades desenvolvidas na leitura.

3. Leitura

3.1 Leitura Obrigatória

  • Costa, Alexandre. Coleta de dados judiciais. Arcos, 2021.
Coleta de dados judiciais
Download em pdf coleta-preview.pdf1002 KB download-circle Download em epub coleta-preview.epub1 MB download-circle Download em mobi coleta-preview.mobi2 MB download-circle 1 Geração e localização de dados O primeiro passo para uma pesquisa de dados é justamente…
  • Costa, Alexandre. Explorando dados com o Excel. Arcos, 2020.
Explorando dados no Excel
* Download em pdf * Download em epub * Download em mobi 1. Introdução Uma das formas mais eficiente de fazer pesquisas de dados é buscar bancos de dados já construídos e trabalhar a partir deles (Costa 2020). Algumas bases de dados decorrentes de outras pesquisas no campo são: Canello, Julio (…

3.2 Leitura Sugerida

Este texto aprofunda bastante as questões dos vieses de seleção e do dimensionamento dos dados, que são tratados de forma muito resumida no texto de leitura obrigatória.

3.3 Leitura Complementar

Tecnologia da Informação - Áreas de interesse
Fundação Bradesco - Escola Virtual
Existem cursos básicos, intermediários e avançados.
  • Thaler, Richard; Sunstein, Cass. Nudge: Improving decisions about health, wealth and happiness. [Nudge: como tomar melhores decisões sobre saúde, dinheiro e felicidade].
Nudge
A New York Times bestseller with more than 1.5 million copies soldNamed a Best Book of the Year by the Economist and the Financial Times“An essential read . . . loaded with good ideas that financial-service executives, policy makers, Wall Street mavens, and all savers can use.”—John F. Wasik, Boston…
Texto que envolve um debate sobre o impacto dos vieses cognitivos nas nossas práticas.
Arquitetura de Escolhas, Direito e Liberdade: Notas sobre o “Paternalismo Libertário” | Pensar - Revista de Ciências Jurídicas
Ricardo Horta discute, neste texto, as posições de Thaler e Sunstein, que formularam o conceito de 'paternalismo libertário' para tratar da legitimidade de usar os achados em psicologia comportamental nas políticas públicas, especialmente pelos 'nudges'.
  • Kahneman, Daniel. Thinking: Fast and slow. [Rápido e Devagar: duas formas de pensar]. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2011.
Rápido e devagar
Uma visão inovadora sobre como nossa mente funciona e como tomamos decisões. Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia por pesquisas que colocam em xeque a ideia de que a nossa tomada de decisões é essencialmente racional, é um dos mais importantes pensadores do século XXI. Suas ideias…
POLÍTICA E PODER JUDICIÁRIO
Cadernos Adenauer 1/2017

4. Atividades

4.1 Atividade em classe: Explorar os dados do questionário sobre os estudantes

4.2 Atividade: Explorar os dados da pauta do Plenário do STF

Explorar os dados da pauta dos plenário
O texto Explorando dados com o Excel se concentrou na tabela de Acervo do STF. Para consolidar os conhecimentos, vamos explorar outro conjunto de dados: o da Pauta do Plenário. Entre na página do STF e importe para o Excel os dados da tabela .csv (se você enfrentar dificuldades especiais