1. Cronograma
- 26/5 - 8h15 a 11h50: Aula presencial
- Leitura
- Atividade em classe: Analisar os dados dos estudantes da disciplina
- Atividade complementar: Analisar a base de dados do Plenário do STF
2. Introdução
O objetivo desta aula é capacitar os estudantes a construir gráficos que possibilitem o exercício de Estatística Descritiva e escolhemos para essa finalidade o software Tableau Desktop. Trata-se de um software profissional, com amplas possibilidades, e que usamos por ser gratuito para estudantes.
Ele pode ser baixado no link abaixo e sua primeira instalação dá direito ao uso gratuito por 14 dias.
A empresa fornece licenças gratuitas para estudantes, por meio do preenchimento do formulário que está no final da página Tableau para Estudantes.
Uma das principais ferramentas para formular estratégias metodologicamente adequadas é a estatística, disciplina voltada especialmente a criar mecanismos que permitam fazer afirmações sobre um conjunto de dados a partir de um pequeno subconjunto. Como não é viável fazer uma pesquisa eleitoral com todos os eleitores brasileiros que votam em uma eleição presidencial, a estatística permite reduzir o campo de análise a um subconjunto relativamente pequeno de eleitores, chamado de amostra.
A possibilidade de analisar um subconjunto e inferir das características da amostra certas afirmações sobre o conjunto total dos objetos, interessa a muitas disciplinas. Porém, no caso da data science, muitas vezes temos acesso a todos os dados do conjunto, o que faz com que o grande desafio não seja o de inferir características do todo a partir de uma amostra (estatística inferencial), mas de formular explicações acerca dos padrões existentes no próprio conjunto de dados (estatística descritiva).
3. Leitura
3.1 Literatura Obrigatória
- 1: Amorim, Leonardo; Costa, Alexandre (2020). Conceitos básicos de estatística descritiva.
- Costa, Alexandre (2021). Análise de dados usando o Tableau Desktop.
3.2 Leitura Complementar
- Costa, Alexandre A.; Costa, Henrique A. (2018). Evolução do perfil dos demandantes no controle concentrado de constitucionalidade realizado pelo STF por meio de ADIs e ADPFs. Revista de Ciências Sociais (UFC). , v.49, 2018.
Concentre-se nos gráficos e na base de dados, pois o texto já foi objeto de leitura complementar em outra oportunidade.
4. Atividades
4.1 Atividade em Classe: Criar gráficos que ofereçam insights interessantes sobre os estudantes da disciplina
Uma análise mais específica das estratégias visuais a serem usadas na criação dos gráficos é oferecida no Módulo 11, que você pode ler, como textos complementares.